PNAD Contínua: desemprego em Aracaju sobe para 17,3% no 1º trimestre de 2018

Aracaju, 24 de maio de 2018

O desemprego no 1º trimestre do ano em Aracaju subiu para 17,3%, representando um acréscimo de 2,9 pontos percentuais (p.p.) frente ao trimestre anterior (14,4%), segundo o Observatório de Sergipe, vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, com base dos dados da Pesquisa Nacional de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou acima dos registrados por Sergipe (17,1%), Nordeste (15,9%) e Brasil (13,1%). Na comparação anual, quando a taxa era 17,0%, o aumento foi de 0,3 p.p.

Os dados levantados pelo Observatório de Sergipe indicam que a população aracajuana desocupada ficou em aproximadamente 57 mil pessoas no 1º trimestre de 2018, correspondendo um acréscimo de 18,8% frente ao trimestre anterior (aproximadamente 48 mil pessoas). Já na comparação anual (54 mil), o aumento foi de 5,6%.

Atividades com maiores ganhos e perdas

O grupamento ocupacional ‘trabalhadores de apoio administrativo ’ foi o que mais ganhou ocupados: um acréscimo de 4 mil pessoas, em comparação ao trimestre anterior. Em seguida vem ‘operadores de instalações e máquinas e montadores’ e ‘profissionais das ciências e intelectuais’, com 3 mil trabalhadores cada um. Já a maior perda ocorreu na atividade ‘trabalhadores qualificados, operários e artesões da construção, das artes mecânicas e outros ofícios’, com 7 mil trabalhadores a menos. Em sequência vem ‘ocupações elementares’, ‘trabalhadores dos serviços, vendedores dos comércios e mercados’ e ‘técnicos e profissionais de nível médio’, todos registrando uma queda de 5 mil pessoas.

Emprego

A população aracajuana ocupada passou de 283 mil para 272 mil pessoas entre o 4º trimestre de 2017 e o 1º trimestre deste ano, representando uma queda de 3,9%. Em comparação com o 1º trimestre do ano passado (262 mil), houve um aumento de 3,8%. A capital concentra 31,6% da população ocupada do estado.

Publicação completa aqui.