ESTUDOS ESPECIAIS



 

Apresentam dados e informações relativas a questões importantes para discussão, bem como para subsidiar a implementação de políticas públicas.


2018

Nota Técnica Nº 06/2018 – Perfil da população carcerária sergipana – Segundo o CNJ, o BNMP 2.0 é uma ferramenta desenvolvida pelo CNJ com o objetivo de fazer o mapeamento inédito da população carcerária brasileira, a partir de informações do Poder Judiciário. Com base nas ações criminais a que presos provisórios respondem e nos processos de execução penal dos presos definitivos, inseridos pelos juízes criminais em tempo real, o BNMP fornece quadro dinâmico da realidade prisional do país.

 

 

 

 

Nota Técnica Nº 05/2018 – Educação Sergipana 2017 – Com base nos dados do módulo de educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), pesquisa de abrangência nacional do IBGE, o Observatório de Sergipe, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Orçamento, Planejamento e Gestão (Seplag), constatou uma queda no analfabetismo no estado de Sergipe em 2017. A pesquisa considera alfabetizada a pessoa capaz de ler e escrever um bilhete simples.

 

 

 


Saneamento Básico em Sergipe

Nota Técnica Nº 04/2018Saneamento Básico em Sergipe – O documento traz dados sobre domicílios, como a presença de banheiro, ligação com rede geral de abastecimento de água, esgotamento sanitário e destinação do lixo para 2016 e 2017. Além de dados sobre Sergipe, são apresentados os resultados obtidos para o Brasil e demais estados da Região Nordeste.

 

 

 

 

 


Nota Técnica Nº 03/2018 – Rendimento de todas as fontes em Sergipe – Esta análise contempla informações sobre a distribuição da população residente, e a distribuição das pessoas por tipo de rendimento efetivamente recebido, seja de trabalho, seja proveniente de outras fontes. Também são apresentados o rendimento da população residente; as características sociodemográficas da população ocupada com rendimento, abrangendo, cor ou raça e nível de instrução.

 

 

 


Nota Técnica Nº 02/2018 – Síntese dos Indicadores Sociais 2017 – A Síntese de Indicadores Sociais é uma publicação do Observatório de Sergipe que objetiva retratar aspectos importantes da realidade social sergipana, com base em indicadores obtidos a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua de 2012 a 2016.

 

 

 

 


Nota Técnica Nº 01/2018 – Características adicionais do mercado de trabalho de Sergipe entre 2012 E 2016 – O estudo têm como base os indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) sobre as características adicionais do mercado de trabalho, divulgadas no mês de novembro de 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

 

 

 

2017

Nota técnica  Nº 01/2017 – Pesquisa de Serviços de hospedagem 2016: um recorte dos dados no estado de Sergipe – A pesquisa, que foi realizada em parceria com o Ministério do Turismo, procura destacar as principais características da rede de hotelaria do País, por meio da identificação de seus tipos e categorias e quantificação
dos estabelecimentos de hospedagem, unidades habitacionais e leitos existentes.

 

 

 

 

 Território em números – essa publicação busca analisar, a partir de indicadores, aspectos referentes à desigualdade territorial e social e à dinâmica de evolução desses indicadores ao longo do tempo, contribuindo para a compreensão da realidade social brasileira, para a melhoria das condições de vida das pessoas e a diminuição das desigualdades sociais do país.

 Território em números

 

 

 

 


Nota Técnica Nº 02/2017 – Estatística do Registro Civil 2016 –  A pesquisa reúne estatísticas sobre nascidos vivos, óbitos, casamentos e divórcios. Os dados são coletados anualmente e possibilitam fazer um mapeamento das transformações ocorridas na população brasileira ao
longo do tempo.

 

 

 

 

 

2016

Nota Técnica Nº 02/2016 – Características Gerais das Escolas em Sergipe – O principal objetivo da pesquisa foi conhecer e acompanhar os fatores de risco e proteção à saúde dos adolescentes brasileiros, como também contribuir na gestão voltada para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e avaliar o impacto das políticas  públicas, acompanhando a saúde do escolar.

 Características Gerais das Escolas de Sergipe.

 

 

 

 

 

 Nota Técnica Nº 01/2016 – PNAD TIC 2014 – A pesquisa trata de indicadores sobre a utilização da internet, a posse de telefone móvel celular para uso pessoal entre outros.

 PNAD TIC 2014

 

 

 

 

 

 

2015

 Nota Técnica Nº 07/2015 – Ciclos de Vida – saúde da Mulher – Sergipe – A presente Nota Técnica tem o intuito de explorar os dados da PNS que dizem respeito à saúde da mulher sergipana, contribuindo para uma melhor compreensão de sua saúde e hábitos em diversos  momentos de sua vida, como a menarca, a fase reprodutiva e a menopausa.

 Ciclos de Vida – Saúde da mulher

 

 

 

 

Nota Técnica 06/2015 –  “A saúde do idoso em Sergipe” –  Tem o intuito de explorar os dados da PNS que dizem respeito a este segmento. Com o processo de envelhecimento da população brasileira e sergipana, é fundamental que compreendamos melhor este fenômeno, subsidiando, assim, um debate mais qualificado acerca dos hábitos e das diversas políticas públicas que permeiam a vida do idoso.

 A saúde do idosos em Sergipe

 

 

 

 

Nota Técnica 05/2015 – Estimativa Populacional 2015 – As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios.

 Estimativa populacional 2015

 

 

 

 

Nota Técnica 04/2015 – O Consumo de Tabaco em Sergipe – a presente Nota Técnica explora os dados da PNS acerca do consumo de tabaco em nosso estado.

 Consumo de tabaco em Sergipe

 

 

 

 

 

Nota Técnica 03/2015 – Um Enfoque sobre a Segurança do Trânsito em Sergipe – A presente Nota Técnica tem o intuído de explorar os dados da PNS que dizem respeito à segurança no trânsito em Sergipe, contribuindo para uma melhor compreensão da realidade de nossa população e para um debate mais qualificado acerca das diversas políticas públicas que permeiam este assunto.

 Um enfoque sobre segurança no trânsito em Sergipe

 

 

 

 

Nota Técnica 02/2015 – Um olhar sobre Sergipe – A presente Nota Técnica tem o intuito de explorar os dados da PNS que dizem respeito à Sergipe, contribuindo para uma melhor compreensão da saúde de nossa população e para um debate mais qualificado acerca das diversas políticas públicas que permeiam este setor.

 Um olhar sobre Sergipe

 

 

 

 

Nota Técnica 01/2015 – Estudo suplementar sobre o acesso a internet e outros meios de comunicação utilizados pela população sergipana – A presente Nota Técnica explora os dados da pesquisa suplementar Acesso à Internet e à Televisão e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal, que diz respeito a alguns meios de comunicação utilizados em Sergipe, contribuindo para uma melhor compreensão da realidade de nossa população e para um debate mais qualificado acerca das diversas políticas públicas que permeiam esse assunto.

Estudo suplementar sobre o acesso a internet e outros meios de comunicação utilizados pela população sergipana

 

 

 

 

IDS – Indicadores do Desenvolvimento Sergipano – 2015 

O IDS sintetiza os principais indicadores de desenvolvimento social e econômico que impactam na qualidade de vida da população de Sergipe numa perspectiva de longo prazo. O recorte apresentado corresponde à evolução dos indicadores no período do último decênio de cada série histórica, salvo quando apenas disponíveis períodos inferiores a dez anos. Tratam-se de dados secundários obtidos, em sua maioria, em fontes de referência nacionais e complementados com dados estaduais.

 

 

  Capítulo 1 – Demografia e Saúde

 Capítulo 2 – Educação

icon pdf Capítulo 3 – Acesso a Bens e Serviços

 icon pdf Capítulo 5 – Rendimento, Pobreza e Desigualdade

 

 

Panorama Energético de Sergipe 2014

Esta publicação é mais que uma compilação de dados ou a apresentação de um cenário: constitui, de fato, uma base sólida de informação para ações de planejamento e peça determinante para que se coloque em prática uma política pública que concilie a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico de nosso Estado.

 icon pdf  Panorama Energético de Sergipe 2014

 

 

 

 

Enciclopédia dos Municípios Sergipanos – 2014

A Enciclopédia dos Municípios Sergipanos vem atender a um público variado que vai desde planejadores até estudantes, subsidiando com informações essenciais que auxiliam na tomada de decisões e no  desenvolvimento de trabalhos e estudos pertinentes a cada município. Na publicação é possível obter a descrição das características físico-geográficas (relevo, clima, vegetação, solo, hidrografia, dimensão territorial, entre outros); conhecer a história dos municípios (origem, fundação e emancipação), as leis de criação, seus limites e as áreas de preservação ambiental; saber desde qual é a padroeira de cada município até quais as suas principais manifestações populares; localizar os atrativos turísticos, as principais vias de acesso e ficar de água na boca com a riqueza gastronômica desses municípios.

icon pdf Publicação Completa

 

 

Perfil da População Idosa de Sergipe

 Neste relatório são abordadas diversas perspectivas relacionadas ao envelhecimento da população e está dividido em quatro partes. A primeira parte trata do aspecto demográfico, que utilizou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2004 e 2013 para verificar a trajetória do idoso no estado. A segunda parte expõe o tema educação dando ênfase ao analfabetismo, a partir dos dados da Pnad 2004 e 2013. A terceira parte traz aspectos relevantes sobre a saúde, no que se refere à mortalidade causada por doenças com informações do DataSUS. Por fim, a quarta parte aborda a participação do idoso no mercado de trabalho e informações sobre o rendimento nominal da classe, com dados da PNAD mais recente.

Perfil da População Idosa em Sergipe – 2014

 

 

Perfil da População Jovem em Sergipe

A população jovem de Sergipe, com idade compreendida entre 15 e 24 anos, cresceu 5,5% entre 2012. É o que mostra um levantamento da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão de Sergipe – Seplag, através do Observatório de Sergipe, com base nos dados da última PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

Perfil da População Jovem Sergipana – 2012

 

 

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM

O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 consiste em uma plataforma de consulta ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 5.565 municípios brasileiros, e a mais de 180 indicadores de população, educação, habitação, saúde, trabalho, renda e vulnerabilidade, com dados extraídos
dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM – 2013

 

 

 

 

 

Do Anonimato ao Protagonismo: a Nova Classe Média Sergipana agora tem voz ativa

O presente estudo baseou-se nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2012 e apresenta os principais destaques do atual perfil das classes sociais em Sergipe.

Do Anonimato ao Protagonismo: a Nova Classe Média Sergipana agora tem voz ativa – 2013