PNAD Contínua: desemprego em Sergipe sobe para 17,5% no 3º trimestre de 2018

O desemprego no terceiro trimestre do ano no estado sobe para 17,5%, representando um aumento de 0,7 ponto percentual (p.p.) frente ao trimestre anterior (16,8%), segundo a Pesquisa Nacional de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou acima do registrado pelo Brasil (11,9%) e pelo Nordeste (14,4%). Em comparação ao mesmo trimestre do ano passado, quando a taxa era 13,6%, o acréscimo foi de  3,9 p.p.

Gráfico – Taxa de desocupação – Brasil, Nordeste e Sergipe –

3º trim. 2017/ 2º trim. 2018/ 3º trim. 2018

Fonte: IBGE, PNAD Contínua. Elaborado por Observatório de Sergipe

Os dados levantados pelo Observatório de Sergipe indicam que a população desocupada em Sergipe ficou em aproximadamente 182 mil no 3º trimestre de 2018, correspondendo a um aumento de 30,9% frente ao mesmo trimestre do ano passado (aproximadamente 139 mil pessoas).

ATIVIDADES COM MAIORES GANHOS E PERDAS

Dos dez grupos de atividades econômicas, os que tiveram aumento em comparação ao trimestre anterior foram ‘administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais’ (+15 mil), ‘informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (+9 mil), ‘outros serviços’ (+2 mil) e ’indústria geral’ (+1 mil) . As atividades que registraram decréscimos foram ‘comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas’ (-2 mil) e ‘alojamento e alimentação’ (-2 mil), com os maiores números nas atividades de ‘agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura’ (-11 mil) e ‘construção’ (-9 mil).

Na comparação anual, o grupo de atividades que mais perdeu trabalhadores foi ‘agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura’ com decréscimo de 13 mil, seguido por ‘comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas’ e ’construção’, ambos com menos 11 mil. Já o grupo com aumento mais expressivo foi ‘informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas’ (+11 mil), seguido por aumentos menores em ‘administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais’ e ‘indústria de transformação (+5 mil) e ‘indústria geral’ (+4 mil).

EMPREGO

A população sergipana ocupada passou de 881 mil para 860 mil pessoas entre o 3º trimestre de 2017 e o mesmo período de 2018, representando um decréscimo de 2,4%. O nível de ocupação, que mede a parcela da população com trabalho em relação à população em idade de trabalhar, atingiu 47% no 3º trimestre deste ano, 0,1 ponto percentual a mais que o trimestre passado. Na comparação anual, quando o indicador era de 48,4%, houve uma queda de 1,4 ponto percentual.

Publicação completa aqui

Imagem tirada da net