Revisão dos Limites Municipais de Tomar do Geru

Na manhã de ontem (13 de março de 2019), foi realizada na Câmara de Vereadores de Tomar do Geru, mais uma etapa do projeto de Revisão dos Limites do município de Tomar do Geru. Desta vez os técnicos do Observatório de Sergipe, Fernanda Lopes Cruz e Acacia Souza, e do IBGE-SE, Christiane de Jesus e Lucas Rodrigues estiveram naquela cidade para apresentar os resultados do trabalho de campo de revisão das suas fronteiras.

Em forma de audiência pública, a reunião de apresentação dos resultados e validação do acordo foi realizada na Câmara de Vereadores e contou com a presença dos prefeitos Pedro Balbino (Tomar do Geru), Danilo Carvalho (Itabaianinha) e dos representantes de Cristinápolis, o secretário de Administração Alexandre Alves e o Assessor Jurídico José Abdon, além dos vereadores da casa. O prefeito de Tobias Barreto, Diógenes Almeida, justificou a ausência.

Na oportunidade, a geógrafa e coordenadora de Geografia e Cartografia do Observatório de Sergipe, Fernanda Cruz, apresentaram os resultados do trabalho de campo e a nova delimitação propostas pelos técnicos, baseadas nas premissas das relações sociais e no sentimento de pertencimento da população. Após a apresentação, todos os presentes puderam tirar suas dúvidas, e Christiane de Jesus (IBGE) pode explicar a necessidade de se ter os limites municipais definidos para a realização do Censo Demográfico, sem prejudicar aquelas comunidades localizadas na faixa de fronteira.

Ao final da audiência, o Termo de Acordo aceitando a nova delimitação foi assinado pelos prefeitos presentes e pelas técnicas do projeto, aguardando posterior assinatura dos gestores municipais de Tobias Barreto e Cristinápolis.

Vale ressaltar que trabalho de campo foi realizado no mês de dezembro passado, no qual os técnicos puderam percorrer toda a linha de fronteira do município, munidos de computador e GPS para analisar, propor e mapear elementos físicos que materializassem os marcos definidores dos limites municipais. Além disso, acompanhados pelos representantes dos municípios envolvidos no processo, os técnicos realizaram entrevistas com os moradores das localidades da faixa de fronteira e puderam identificar os limites praticados pela população.

Nota: O projeto Revisão dos Limites Municipais é um projeto idealizado pelo Governo do Estado de Sergipe, Assembleia Legislativa e IBGE, que visa revisar e atualizar todas as divisas municipais de Sergipe, aliando as novas tecnologias de mapeamento a uma base legal atualizada sobre a divisão política do Estado. Este projeto irá proporcionar aos gestores e cidadãos dos municípios um melhor conhecimento sobre os seus territórios e gestão e atendimentos as cidadãos dos serviços públicos essenciais, tais como saúde, educação, abastecimento e energia.

Kane, who coordinates special education for the state education https://buyresearchpapers.net buy research papers department.