CAUSAS EXTERNAS E SUA SINGULARIDADE NO TERRITÓRIO SERGIPANO

causas externas4

Pesquisa Viva: Vigilância de Violências e Acidentes-2014   -   Acesse aqui
 
APRESENTAÇÃO
 
As causas externas (violências e acidentes), com sua complexidade e magnitude, é um grave problema de saúde pública no mundo, no Brasil e no estado de Sergipe. Como ferramentas para o dimensionamento e compreensão das singularidades nos territórios, o Ministério da Saúde (MS), em 2006, implantou o Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) tornando possível, através das notificações, quantificar os casos e traçar o perfil epidemiológico das violências e acidentes.
O Viva é composto por dois (02) componentes: o Viva Contínuo -cujas notificações dos casos de violência doméstica, sexual, e/ou de outras violências interpessoais e autoprovocadas, são realizadas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN NET); e o Viva Inquérito–que ocorre sob a modalidade de inquérito em serviços sentinelas de urgência e emer gência de municípios selecionados, onde são levantadas informações sobre violências e acidentes atendidos nestes serviços.
Esta publicação tem por finalidade divulgar informações produzidas a partir do Banco de dados fornecidos pela Coordenação Geral de Do enças e Agravos Não Transmissíveis (CGDANT) do MS, base de dados Aracaju referente ao Viva Inquérito - 2013 e 2014, comparando - as aos resultados encontrados a nível nacional. Possibilitando o conhecimento do perfil das causas externas em Sergipe, a fim de subsidiar o planejamento, a execução de medidas de vigilância, de prevenção, de atenção e proteção às pessoas em situação de violências e vítimas de acidentes, e de promoção da saúde e da cultura de paz no território sergipano.

ONDE ESTAMOS

Travessa Baltazar Gois.

Edf. Estado de Sergipe, 19°andar, s/n°.

Centro Aracaju/SE

CEP: 49.010-460

(79) 3226-8362/8363

Fale Conosco: nest.ses@saude.se.gov.br

nucleo.nest@gmail.com

Site : http://observatorio.se.gov.br/saude/
Facebook : https://www.facebook.com/nestses/
Twitter : https://twitter.com/NestSes

 

 

Temos 20 visitantes e Nenhum membro online

Boletim de Notícias

Cadastre-se para receber nossas novidades.