6 de dezembro de 2021

Saúde escolar: 30% dos jovens sergipanos entre 13 a 17 anos já tiveram relação sexual


Fonte: Observatório de Sergipe |Superplan | Secretaria Geral de Governo| Governo de Sergipe

📍 30% dos escolares sergipanos de 13 a 17 já tiveram relação sexual. O valor, apesar de expressivo, é o terceiro menor do país, todavia é preocupante o fato de que dentre os que tiveram relação sexual, 34% – o que equivale a 10% do total da amostra – desses adolescentes tiveram a primeira relação com 13 anos ou menos de idade. Os dados fazem parte da quarta publicação que o Observatório de Sergipe/ Superplan fez com base na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde, e apoio do Ministério da Educação, que traça um retrato detalhado de diversas dimensões que permeiam a vida dos adolescentes (escolares de 13 a 17 anos), como sua relação familiar, vida escolar, sexualidade, violência, uso de drogas, dentre outros temas. A pesquisa foi realizada em 2019, com 6.388 entrevistados em Sergipe.

📍 A publicação de hoje, a quarta e última do primeiro bloco, aborda o tema “saúde sexual e reprodutiva”, pesquisando temas como: iniciação sexual, orientação sexual, uso de contraceptivos, dentre outros.

📍 Os números também demonstram que apesar das discussões sobre prevenção à gravidez e à doenças sexualmente transmissíveis, bem como sobre meios de acesso à camisinha e a métodos contraceptivos, serem amplamente feitas na escola, ainda há margem para melhora das mesmas. Sobre esse assunto:

😟 Sergipe é o segundo estado do país em que menos escolares usaram preservativos em sua última relação sexual (só 54%);

📢 Sergipe ocupa a 16ª e 17ª posição entre os estados, respectivamente, em que os jovens receberam orientação na escola sobre prevenção de gravidez (74%) e sobre HIV/AIDS ou outras Doenças/Infecções Sexualmente Transmissíveis (82%);

🏥 35% dos escolares locais não sabiam da possibilidade de aquisição gratuita de preservativos na rede pública de saúde;

🤰🏽 9% das meninas de 13 a 17 anos que já tiveram relação sexual engravidaram alguma vez na vida. Em escolas da rede pública, esse número chegou a 11% das meninas.

Publicação completa: Tema 4 – Saúde sexual e reprodutiva

Foto de MART PRODUCTION no Pexels

Skip to content