16 de dezembro de 2022

Aracaju concentra 36,2% do PIB sergipano


Em 2020, os municípios que mais ganharam participação na economia estadual foram Barra dos Coqueiros e Canindé de São Francisco. Por outro lado, Aracaju e Laranjeiras foram os que mais perderam espaço na composição do PIB sergipano. É o que mostra os dados divulgados nesta sexta-feira, 16, sobre o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios de Sergipe para o ano de 2020, pela Secretaria de Estado Geral do Governo (SEGG), por meio do Observatório de Sergipe.

🤝 O estudo sobre os números da economia é fruto de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os órgãos de estatística de todas as Unidades da Federação.

Barra dos Coqueiros estreia no grupo das dez maiores economias

Barra dos Coqueiros pela primeira vez se encontra no grupo das dez maiores economias do estado, ocupando a sétima posição em 2020, resultante, sobretudo, da atuação da usina termoelétrica, localizada no município, que iniciou suas atividades nesse ano.

Capital concentrou 36,2% do PIB sergipano no ano

Os dez municípios com maiores participações no PIB de Sergipe somaram R$ 31,64 bilhões, correspondentes a 69,7% do que foi gerado pelo estado em 2020.

A capital sergipana segue na primeira colocação. Na sua estrutura de produção, está ligada aos setores de serviços (85,8% do PIB do município nesse ano) e indústria (14,2%), sendo o município de maior expressão nos serviços.

Aracaju possui evidência em todas as atividades desses dois setores, com o maior valor adicionado bruto (VAB) na Administração Pública e no Comércio.

Os demais municípios que completaram o ranking dos 10 maiores PIB de Sergipe no ano foram, em ordem: Canindé de São Francisco, Nossa Senhora do Socorro, Estância, Itabaiana, Lagarto, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Itaporanga D’Ajuda e Simão Dias.

Dentre esses, Canindé de São Francisco obteve o maior ganho de participação na economia do estado, em razão do aumento na Geração de energia elétrica, principal atividade do município.

PIB per capita

Os municípios com os maiores PIB per capita de Sergipe, em 2020, foram Canindé de São Francisco, Barra dos Coqueiros, Rosário do Catete, Estância e Itaporanga D’ Ajuda, nessa ordem.

Publicação completa – PIB dos municípios sergipanos – 2020