30 de setembro de 2020
Covid-19: Alto Sertão tem maior incidência relativa entre os territórios do estado na última semana
O Observatório de Sergipe lança a terceira edição do boletim “Covid-19: territórios sergipanos”, com informações da evolução de novos casos, óbitos por data de ocorrência e internações por semana epidemiológica (S), nos territórios do planejamento do estado de Sergipe, atualizadas até 28 de setembro.
📊 Na última semana epidemiológica conclusa, S 39, de 20 a 26 de setembro, cerca de 43% (490) dos casos se deu no território da Grande Aracaju (Aracaju, Barra dos Coqueiros, Itaporanga D’ajuda, Laranjeiras, Maruim, Nossa Senhora do Socorro, Riachuelo, Santo Amaro das Brotas e São Cristóvão).
⬆️ No entanto, quando se olha o número de novos casos por cem mil habitantes, foi o território do Alto Sertão (Canindé de São Francisco, Gararu, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, Porto da Folha) que teve a maior incidência na referida semana, com 78 novos casos por cem mil habitantes, o que representou 128 casos em valores absolutos.
⬇️ Por outro lado, o Sul Sergipano (Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Pedrinhas, Salgado, Santa Luzia do Itanhy, Tomar do Geru e Umbaúba) foi a região de menor incidência relativa de novos casos na S 39, com 27 casos por cem mil habitantes, que representou 73 casos em valores absolutos.
📍 Tendências Recentes
🏥📈 Numa análise de tendências recentes, comparando os números da última semana epidemiológica conclusa (S 39), de 20 a 26 de setembro, com a antepenúltima semana (S 37), de 06 a 12 de setembro, observou-se aumento no número de novos casos em todos os territórios, com exceção do Sul Sergipano, que apresentou redução, já os territórios do Agreste Central, Grande Aracaju e o Centro Sul, apresentaram estabilidade (alterações inferiores a 15%).
🏥📉 Quanto aos óbitos, houve queda ou estabilidade no número de mortes em todos os territórios sergipanos, com exceção do Centro Sul, que apresentou alta.
🏥 Em relação às internações, todos os territórios apresentaram estabilidade ou queda no número médio de internações, nas UTI’s e nas enfermarias, a exceção do Alto Sertão que apresentou alta, em leitos de UTI’s.
Fonte: Observatório de Sergipe |Superplan | SEGG| Governo de Sergipe
Publicação completa: Boletim “Covid-19: territórios sergipanos”