A série Economia Sergipana no Século XXI é uma iniciativa do Observatório de Sergipe, estrutura integrante do sistema de planejamento do Governo de Sergipe, que tem por objetivo suprir a demanda por estudos setoriais a respeito de atividades e cadeias produtivas relevantes de nossa economia. As primeiras edições da série foram dedicadas ao estudo de culturas agrícolas e da pecuária, selecionando segmentos com grande peso na economia estadual, como a citricultura, o cultivo do milho, a cana-de-açúcar e a produção do leite. Tais atividades respondem pela ocupação de uma parcela muita ampla do território estadual. Novos setores e atividades, não apenas integrantes do nosso setor primário, serão objetos de estudos futuros.
Em um momento que informações instantâneas pululam em nossas telas de computadores, tablets e aparelhos móveis, os estudos estruturais, para além dos indicadores de conjuntura e de informações avulsas, ganham mais, e não menos, importância. Ao se propor realizar estudos sistemáticos, a série Economia Sergipana no Século XXI prioriza prover cenários abrangentes que propiciem a pesquisadores, formuladores de políticas públicas, investidores e demais atores sociais conhecimentos relevantes de nossas principais atividades econômicas.
Os estudos realizados recuperam as origens das atividades em nosso território, os cenários nacional e internacional em que operam, e outras dimensões de grande relevância, como o estágio tecnológico em que se encontram, a posição relativa da produtividade comparativamente às médias nacional e regional, as estruturas empresariais e de ocupação que apresentam e o desempenho recente. A expectativa é que a publicação dos estudos induza o debate qualificado e subsidie entidades públicas e privadas em suas decisões.
Ricardo Oliveira Lacerda de Melo
Coordenador da Série Economia Sergipana no Séc. XXI