19 de fevereiro de 2020

Perfil da Agricultura Sergipana – 2018

O Perfil da Agricultura Sergipana 2018 é uma publicação da Secretaria de Estado Geral do Governo (SEGG), realizada por meio da Superintendência Especial de Planejamento, Monitoramento e Captação de Recursos (Superplan), que reúne comentários analítico dos dados da pesquisa Produção Agrícola Municipal – PAM 2018 e do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola 2019, realizados pelo IBGE.

O documento aborda aspectos do desempenho da atividade agrícola, em 2018, no contexto regional, nacional e regional, destacando as dez principais culturas de Sergipe: a laranja, a mandioca, a cana-de-açúcar, coco-da-baía, milho, batata doce, banana, abacaxi, manga e limão.

A análise dos dados evidenciou, entre outras informações, que, em 2018: a produção agrícola do estado teve o pior resultado na série histórica de 25 anos; onze culturas apresentaram tendência de queda na produção em uma série de dez anos, e somente três culturas os dados induzem ao crescimento da produção (batata-doce, goiaba e limão); as culturas típicas da agricultura familiar são aquelas mais vulneráveis.

O Perfil da Agricultura Sergipana 2018 é um documento de linguagem acessível, voltado tanto para as instituições e entidades que lidam com a agricultura e com as questões ambientais como aos produtores e agricultores familiares. Por meio de suas analises econômicas e estatísticas, é um convite à reflexão das práticas, dos modelos de produção e de armazenamento dos grãos produzidos.

Publicação completa: Perfil da Agricultura Sergipana 2018

Foto: Márcio Dantas