1 de abril de 2020

Perfil da Pecuária Sergipana 2018


O Território Alto Sertão Sergipano concentra 44,2% de todo rebanho de vacas ordenhadas e 30,8% do rebanho suíno do estado. Lagarto e Tobias Barreto, municípios do Centro-Sul Sergipano, reúnem os maiores rebanhos bovinos de corte. Essas e outras informações estão contempladas no Perfil da Pecuária Sergipana – PPS 2018, do Observatório de Sergipe, vinculado à Secretaria Geral de Governo (SEGG), via sua Superintendência de Planejamento, Monitoramento e Captação de Recursos.

De acordo com a publicação, os dez municípios com os maiores efetivos do rebanho bovino, em 2018, foram: Lagarto, Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Itabaianinha, Carira, Itabaiana, Simão Dias e Nossa Senhora das Dores. Em relação ao rebanho do ano anterior, o efetivo bovino do estado sofreu retração de apenas de 2,6%.

Entre os dez municípios com os maiores rebanhos bovinos, as reduções do efetivo foram mais evidentes em: Nossa Senhora das Dores (-25,8%), Nossa Senhora da Glória (-14,0%) e Carira (-10,7%).

No tocante ao efetivo do rebanho equino, houve uma queda de 4,6 % em 2018, em comparação a 2017. O fato foi constatado, especialmente, nos municípios de Carira (-18,0%), de Itabaianinha (-15,1%) e de Porto da Folha (-8,5%).

Nossa Senhora da Glória e Poço Redondo, maiores produtores de leite no estado, posicionaram-se entre os dez maiores produtores no rol regional nos últimos dez anos, sendo observado, ainda, que esse indicador em Poço Redondo é crescente.

Vale destacar ainda que Poço Redondo, em 2018, ocupou a 34ª posição de maior valor de produção de leite do país e a primeira colocação no Nordeste. O município ainda é destaque na apicultura.

Em relação ao mercado de trabalho na pecuária sergipana, a bovinocultura para corte e a avicultura são as atividade que mais geram empregos formais no estado.

O PPS

O Perfil da Pecuária Sergipana 2018 tem como base os dados da Pesquisa da Pecuária Municipal e das Pesquisas Trimestrais do Leite e do abate de animais, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A publicação aborda, resumidamente, a relevância da pecuária sergipana para a economia local e regional, destacando os principais rebanhos do estado, os produtos de origem animal e os cultivos.

Publicação completa aqui. Perfil da Pecuária Sergipana 2018