9 de fevereiro de 2022

Saúde do Escolar: adolescentes sergipanos estão entre os que mais consomem álcool no Nordeste


24% dos alunos adolescentes sergipanos haviam bebido ao menos uma dose de bebida alcoólica nos 30 dias anteriores à pesquisa, 15ª posição no Brasil, e a 2ª maior taxa do Nordeste. Os dados fazem parte do segundo bloco de publicações que o Observatório de Sergipe/ Superplan faz com base na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que traça um retrato detalhado de diversas dimensões que permeiam a vida dos nossos adolescentes (escolares de 13 a 17 anos), como relação familiar, escola, sexualidade, violência, uso de drogas, dentre outros temas.

O segundo bloco de trabalho divulgado pelo Observatório de Sergipe abarca o uso de drogas pelos adolescentes e será dividido em três publicações nesta semana. A primeira versou sobre cigarros, a de hoje sobre álcool e a terceira será sobre drogas ilícitas.

Outros destaques sobre a publicação (anexa) “Bebias alcoólicas” da PeNSE, são:

👩🏼 🥃 O percentual de escolares entre 13 e 17 anos que já experimentaram bebida alcoólica é de 63%, o maior do Nordeste;

📢 👦🏿Mais de um terço dos escolares nessa faixa etária (35%) experimentaram ao menos uma dose com 13 anos ou menos de idade. Novamente, entre os estados do Nordeste, Sergipe também se destaca como o estado de maior consumo precoce de álcool entre os adolescentes;

🤦‍♂️ 43% dos escolares revelaram ter tido episódios de embriaguez;

👨‍👩‍👧‍👦 🍻 Sergipe também se destaca com o maior percentual de escolares cujos pais ou responsáveis consomem bebidas alcoólicas no Nordeste, 60%;

🔞 A principal forma de obtenção de bebida foi em uma festa (33%), seguida por compra em mercado (27%), prática, esta última, proibida no Brasil para menores de 18 anos.

Publicação completa – Tema 6 – Bebidas Alcoólicas

Skip to content