13 de fevereiro de 2023

Setor de serviços em Sergipe apresenta crescimento de 7,7% em 2022


Fonte: Observatório de Sergipe |Superplan | Casa Civil | Governo de Sergipe.

Em dezembro, o setor de serviços em Sergipe registrou crescimento de 2,7% frente a novembro, na série com ajuste sazonal. Em relação ao mesmo período de 2021, houve crescimento de 8,1%. No acumulado do ano, com base em igual período do ano anterior e nos últimos doze meses, o acréscimo foi de 7,7%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisados pelo Observatório de Sergipe.

📍 Receita Nominal
Em dezembro, a receita nominal cresceu 3,2% em relação a novembro. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve acréscimo de 16,6%. O acumulado no ano apontou crescimento de 17,5% .

🇧🇷 Cenário Nacional

O volume de serviços no mês de dezembro recuou em 5 das 27 unidades da federação frente ao mês anterior. O volume de serviços no Brasil cresceu 3,1%, na série com ajuste sazonal. Distrito Federal (13,4%) se destacou com a maior variação positiva. Em contrapartida, as maiores variações negativas foram encontradas no Espirito Santo (-4,4%), Piauí (-4,0%) e Acre (-3,8%).

No acumulado do ano, frente a igual período do ano anterior, o avanço do volume de serviços no Brasil (8,3%) se deu em 26 das 27 unidades da federação. Amapá (18,9%) se destacou com a maior variação positiva, seguida de Alagoas (17,1%). Por outro lado, Distrito Federal (-1,6%) foi o único a apresentar variação negativa. Sergipe teve a 15ª maior variação.

Publicação completa : Pesquisa Mensal de Serviços – dezembro 2022

Pular para o conteúdo