21 de setembro de 2020

Sergipe mantém 22ª posição no ranking de competitividade


Sergipe permanece na 22ª colocação no Ranking de Competitividade dos Estados na edição 2020, medido pelo Centro de Liderança Pública – CLP. No cenário regional, o estado continua na sétima posição, acima do Maranhão (8º) e Piauí (9º). A análise geral do índice leva em consideração 10 pilares: potencial de mercado, sustentabilidade ambiental, inovação, eficiência da máquina pública, segurança pública, sustentabilidade social, educação, capital humano e infraestrutura, além da solidez fiscal.

O levantamento revela que, entre a edição 2019 e 2020, a nota geral de Sergipe passou de 35,4 para 32,2, ficando abaixo da média nacional (47,5). Dos 10 pilares analisados, Sergipe apresentou avanço em quatro: eficiência da máquina pública (subiu oito posições, chegando ao 12º lugar), infraestrutura (subiu três posições, chegando no 14º lugar), inovação (subiu quatro posições, chegando no 14º lugar) e potencial de mercado (subiu uma posição, chegando no 25º lugar).

Por outro lado, houve queda em cinco pilares, sendo as mais expressivas em capital humano (caiu cinco posições, indo para 25º lugar) e solidez fiscal (caiu três posições, indo para 16º lugar). Os pilares sustentabilidade ambiental (22º lugar), segurança pública (26º) e sustentabilidade social (20º), caíram uma posição.

Fonte: Observatório de Sergipe |Superplan |Governo de Sergipe.

Publicação completa: Ranking de Competitividade dos Estados – Sergipe

Pular para o conteúdo