15 de dezembro de 2023
Aracaju concentra 35,5% do PIB sergipano
Em 2021, os municípios que mais ganharam participação na economia estadual foram Barra dos Coqueiros, Lagarto, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória. Por outro lado, Rosário do Catete e Carmópolis foram os que mais perderam espaço na composição do PIB sergipano. É o que mostra os dados divulgados nesta sexta-feira, 15, sobre o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios de Sergipe para o ano de 2021, pela Secretaria de Estado Geral do Governo (SECC), por meio do Observatório de Sergipe.
🤝 O estudo sobre os números da economia é fruto de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os órgãos de estatística de todas as Unidades da Federação.
🎯 10 municípios respondem por 70% do PIB sergipano no ano
💢 Os dez municípios com maiores participações no PIB de Sergipe somaram R$ 36,32 bilhões, correspondentes a 70% do que foi gerado pelo estado em 2021.
🥇 A capital sergipana segue na primeira colocação. Na sua estrutura de produção, está ligada aos setores de serviços (85,8% do PIB do município nesse ano) e indústria (14,2%), sendo o município de maior expressão nos serviços.
👨🏽🔧👩🏻💻👩🏫🏭 🚧🧱 Aracaju possui evidência em todas as atividades desses dois setores, com o maior valor adicionado bruto (VAB) a Administração Pública e o Comércio.
🔢 Os demais municípios que completaram o ranking dos 10 maiores PIB de Sergipe no ano foram, em ordem: Nossa Senhora do Socorro, Canindé de São Francisco, Barra dos Coqueiros, Itabaiana, Estância, Lagarto, Laranjeiras, São Cristóvão, Itaporanga D’Ajuda.
💡 Dentre esses, Barra dos Coqueiros obteve o maior ganho de participação na economia do estado, em razão do aumento na Geração de energia elétrica, principal atividade do município.
🟩 PIB per capita
🔝Os municípios com os maiores PIB per capita de Sergipe, em 2021, foram Canindé de São Francisco, Barra dos Coqueiros, Rosário do Catete, Laranjeiras e Divina Pastora, nessa ordem.
Publicação completa: PIB dos Municípios Sergipanos – 2021

