20 de maio de 2024

Pnad Contínua: desemprego em Sergipe cai de 11,2% em 10,0% no primeiro trimestre de 2024

Fonte: Observatório de Sergipe | Estudos e Pesquisas | Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) | Governo de Sergipe.

A taxa de desocupação em Sergipe atingiu 10,0% no 1º trimestre de 2024, contemplando os meses de janeiro, fevereiro e março, representando uma queda de 1,2 ponto percentual (p.p.) frente ao 4º trimestre de 2023. Na comparação com o mesmo período do ano passado, quando a taxa era 11,9%, houve uma redução de 1,9 p.p. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (Pnad Contínua Trimestral) divulgados hoje (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisados pelo Observatório de Sergipe. O resultado ficou acima do registrado pelo Brasil (7,9%) e abaixo do pontuado pelo Nordeste (11,1%).

📍No primeiro trimestre de 2024, as três maiores taxas de desemprego foram observadas na Bahia (14,0%), Pernambuco (12,4%) e Amapá (10,9%). Já as menores foram registradas em Mato Grosso (3,7%), Rondônia (3,7%) e Santa Catarina (3,8%). Sergipe ficou com a quinta maior taxa do Brasil e a terceira maior do Nordeste, dividindo posição com Piauí (10,0%).

Empregos 🏷️💻⚙️📁

A população ocupada subiu de 950 mil para 1,0 milhão frente ao trimestre anterior, correspondendo a uma alta de 5,3%. Em relação ao 1º trimestre do ano passado, quando registrou 932 mil ocupados, o aumento foi de 7,3%.

Atividades com ganhos e perdas

Dos dez grupos de atividades econômicas pesquisados, sete registraram alta no número de ocupados em relação ao trimestre anterior:

⬆️ Alojamento e Alimentação (13 mil);
⬆️ Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (10 mil);
⬆️ Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (9 mil);
⬆️ Construção (8 mil);
⬆️ Indústria Geral (8 mil);
⬆️ Serviço doméstico (4 mil)
⬆️ Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (3 mil);

As que registraram baixa foram:
⬇️ Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (-6 mil);
⬇️ Transporte, armazenagem e correio (-1 mil);

Já a atividade Outro Serviço não registrou variação.

Publicação completa: Boletim PNAD Contínua – 1º Trimestre 2024