APRESENTAÇÃO

A governança pública contemporânea exige crescentemente a participação social como elemento de legitimidade, transparência e eficiência. Inerente a essa participação, está o direito do cidadão, e não só do Estado, de ter acesso a dados e informações sobre sua sociedade e território, inclusive aquelas que antes se restringiam ao âmbito governamental.

A esse respeito, leis como a da Transparência (Lei nº 131/2009) e do Acesso à Informação (Lei n º 12.527/2011) incentivam, cada vez mais, uma postura de transparência ativa e de dados abertos por parte do Estado brasileiro.

Uma das maneiras que o Governo de Sergipe contribui para este processo é por meio do Observatório de Sergipe.

O Observatório, vinculado à Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), por meio da subsecretaria de Estudos e Pesquisas, tem o papel de desenvolver, manter e difundir um sistema de dados e informações gerais sobre o estado, abrangendo estatísticas, estudos socioeconômicos e levantamento geográficos. Seu desafio institucional é permitir que a população sergipana possa conhecer melhor o seu estado, formando bases de conhecimento nas citadas áreas, de modo a subsidiar o planejamento governamental o desenvolvimento social e econômico do estado.

O trabalho do Observatório utiliza-se de diversos tipos de mídias, principalmente, via internet, para disponibilizar tempestivamente seus produtos à população.

Os Núcleos

Os núcleos são as células de desenvolvimento de estudos e análises dentro do Observatório de Sergipe.

Núcleo de Estatística e de Estudos e Pesquisas

Coleta, agrupa e disponibiliza informações estatísticas sobre Sergipe, bem como coordena a elaboração de pesquisas, diagnósticos, estudos econômicos, sociais, conjunturais, demográficos, setoriais, municipais e territoriais, com vistas a subsidiar o planejamento estadual e atender a solicitações da sociedade.

Núcleo de Geografia e Cartografia

Coordena a produção e o geoprocessamento de informações geográficas e cartográficas, realizando estudos geográficos sobre Sergipe que subsidiem políticas governamentais, além de disponibilizar as informações produzidas à sociedade.

Missão

Consolidar e difundir uma base de dados e de informações sociais, econômicas e cartográficas de Sergipe, contribuindo para o planejamento, o aprimoramento das políticas públicas, o desenvolvimento e a democratização do acesso à informação.

Visão

Ser reconhecido como órgão de referência na consolidação de dados e produção de informações sobre Sergipe.

Criatividade

Ética